Gerente de Negócios: +55 31 9 9882-9750
E-mail mercado interno e exportação: lg.br.carburetoexportacao@linde.com
Assistência técnica: 0800 340 9333

Com aplicação em diferentes segmentos da indústria, o processo de fabricação do carbureto inclui seu beneficiamento em diversas faixas granulométricas, que resultam no desenvolvimento de diversas composições e misturas. Na siderurgia, o carbureto possibilita, por exemplo, redução dos custos e melhoria da qualidade final do aço produzido.
Confira abaixo as diferentes aplicações do carbureto de cálcio:
O acetileno é um gás incolor, inflamável e inodoro quando no estado puro e é produzido a partir do carbureto de cálcio, sendo muito utilizado na indústria, em processos de solda e oxicorte, devido à sua elevada temperatura de chama. Ligeiramente mais leve que o ar, é solúvel em água e, quando combinado com ar ou oxigênio, produz uma chama quente, luminosa e fumegante. O carbureto de cálcio aplicado em geradores industriais ou em geradores portáteis (carbureteiras) produz o acetileno, que possui uma chama de temperatura altíssima, sendo ideal para se obter o melhor acabamento na solda e corte de metais. Além disso, podeser utilizado também na fabricação de materiais como explosivos, solventes, compostos orgânicos, plásticos e borrachas.
Aciaria
A capacidade de dessulfuração e desoxidação do carbureto de cálcio contribuem para obtenção de maior qualidade do produto final, além de reduzir custos na produção e proporcionar um ganho de produtividade. A desoxidação de escória e dessulfuração do aço fazem com que o cabureto de cálcio transforme a escória oxidada em uma escória redutora, promovendo:
Dessulfuração do ferro gusa
Elevadas taxas de dessulfuração com baixa geração de escória. Em processo de mono injeção profunda em panela ou carro torpedo, o agente dessulfurante a base de carbureto de cálcio pode ser utilizado juntamente com outros insumos por meio de lança refratária, usando o nitrogênio como gás de transporte. Em processo de co-injeção profunda, o carbureto pode ser usado juntamente com o magnésio metálico, especialmente em panelas, também por meio de lança fixa ou rotativa. Conheça algumas vantagens da utilização do carbureto:
O aumento da lingotabilidade proporciona também uma redução de custo através da redução significativa de obstruções, diminuindo o número de paradas entre corridas. O carbureto pode ser adicionado em latas ou sacos plásticos de forma manual ou automatizada: A White Martins desenvolvou o Sistema Mecanizado de Adição de Carbureto nas aciarias, visando a implementação da tecnologia em grandes aciarias, sem depender da adição manual por parte do operador.
Como possui afinidade com o enxofre, o carbureto reduz a quantidade deste contaminante no metal produzido, trazendo valor agregado na aplicação final dos ferros fundidos. Além disso, pode ser utilizado na carga de fornos tipo Cubilot como energético ao possibilitar a diminuição da quantidade de coque e carvão utilizado no processo. Confira alguns benefícios de se utilizar o carbureto de cálcio:
Maiores temperaturas de vazamento: Mantendo-se inalterada a composição da carga, uma adição de 1% de carbureto-fundição pode aumentar a temperatura de vazamento até 30°C. Uma adição de 2% pode elevar essa temperatura até 55°C.
Melhores propriedades de fundição: Para fundições que estejam trabalhando com uma baixa temperatura de vazamento, o acréscimo de temperatura proporcionado pela adição de carbureto-fundição poderá diminuir a possibilidade de defeitos de fundição. Além disso, a separação de escória é melhor a altas temperaturas, permitindo o vazamento de um metal mais puro.
Rápida recuperação após paradas: Quando utilizado normalmente na carga, o carbureto permite rápidas recuperações da temperatura do metal após paradas. Algumas fundições utilizam a adição somente para preparação de paradas programadas, calculando o tempo necessário para se ter o carbureto no leito do coque no momento de partida.
Maior temperatura do ferro fundido nas partidas: Com a utilização do carbureto-fundição no leito de coque, a primeira corrida nas partidas pode ter temperatura suficiente para ser vazada no molde, evitando-se perda. Com adição de 4% de carbureto-fundição durante as cargas iniciais, a primeira corrida pode alcançar uma temperatura de cerca de 55°C acima do normal, com rápido crescimento. Para se obter tal resultado, é necessária uma cuidadosa preparação de carga e ignição do leito de choque.
Maiores taxas de fusão: As altas temperaturas produzidas pelo carbureto-fundição permitem uma redução de até 34% na carga do coque, com um aumento de 33% da taxa de fusão horária. Essas taxas mais altas de fusão são particularmente interessantes para cubilôs com baixa capacidade de sopro ou baixo nível de carga, podendo ser úteis também quando a demanda for maior do que a capacidade normal do cubilô, diminuindo também o tempo de operação de moldagem e aquele necessário para o acúmulo de quantidade suficiente de metal para o vazamento em grandes moldes. Sendo assim, o uso do carbureto pode garantir taxas de fusão mais altas sem gerar os incovenientes mais comuns nessa operação: Oxidação, baixa temperatura de vazamento e controle errático da qualidade de produto.
Operação mais estável: A medida que o carbureto-fundição desce através da carga, ele forma uma escória altamente fluida e superaquecida. Tal escória minimiza problemas operacionais, tais como a formação de cascões ou crostas e o resfriamento da boca de escória.
O carbureto de cálcio pode ser utilizado em outras diversas aplicações dentro e fora da indústria, tais como:
ANTES DA UTILIZAÇÃO DO PRODUTO LEIA A F.I.S.P.Q. (Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico) DO CARBURETO DE CÁLCIO.
Gerente de Negócios: +55 31 9 9882-9750
E-mail mercado interno e exportação: lg.br.carburetoexportacao@linde.com
Assistência técnica: 0800 340 9333