Ir para o conteúdo principal

Captura de carbono 

Capturando carbono para uso ou armazenamento 

Do gás de combustão ao hidrogênio azul 
O aquecimento global e as mudanças climáticas estão intensificando os esforços globais para reduzir a concentração de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), em nossa atmosfera. Cada vez mais, a atenção está se voltando para a necessidade de remover o CO2 dos gases liberados por vários processos de combustão nas indústrias, incluindo energia, química e aço. A captura de carbono é uma estratégia para atingir as metas atuais de redução de emissões desse gás nocivo.  

Nossa tecnologia de hidrogênio

Nossas tecnologias inovadoras, aliadas a décadas de experiência e uma infraestrutura robusta, nos tornam extremamente capacitados para desempenhar um papel ativo e oferecer suporte na transição para a energia limpa. 

Como reduzir, de maneira eficiente, as pegadas de carbono

Um e-book com insights sobre como a descarbonização pode mitigar a pegada de carbono e estabilizar a temperatura global.  

Estratégias de captura de carbono

Existem três estratégias de captura de carbono diferentes, que variam de acordo com a fonte do gás:

1. As tecnologias de pré-combustão separam o CO2 antes da etapa final de combustão. Os processos de reforma e gaseificação reagem a combustíveis fósseis com ar, ou oxigênio puro, para criar um gás de síntese composto por hidrogênio (H2), monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2). As moléculas de CO2 são separadas da corrente de gás de síntese antes da combustão, ou do uso químico subsequente.

2. As tecnologias de combustão oxi-combustível acontecem em um ambiente quase puramente oxigenado. O oxigênio é separado do ar e, depois, transformado com um combustível fóssil para produzir CO2 e vapor de água. Esse processo, por exemplo, aciona turbinas e gera eletricidade, fazendo com que o vapor de água seja resfriado, condensado e removido, enquanto o CO2 é capturado, purificado e encaminhado.

3. As tecnologias de pós-combustão separam o CO2 dos gases de escape após o processo de combustão. Essa é a tecnologia de CCS mais utilizada para a modernização de instalações industriais e de geração de energia. Durante o processo de pós-combustão, o gás resultante da queima de combustíveis fósseis passa por uma coluna de absorção com solvente líquido circulante, que absorve as moléculas de CO2. Um meio de aquecimento, como vapor, permite que a coluna de regeneração adjacente libere o CO2 do solvente, e o CO2 é capturado e encaminhado antes de alcançar a atmosfera.

Muitas aplicações químicas dependem da lavagem de CO2. A tecnologia de oxicombustível é uma maneira ideal de aumentar a eficiência dos processos de combustão em novas usinas de energia. E a captura de pós-combustão (PCC) é direcionada especificamente ao gás de combustão em usinas de energia existentes, geralmente usando um solvente para absorver quimicamente o CO2 dos gases de combustão após o processo de combustão.

O gás capturado pode ser ainda mais purificado e liquefeito para uso comercial. Por exemplo: CO2 para a produção de alimentos e bebidas, matéria-prima para a produção de commodities como metanol ou ureia, ou para uso em estufas. Como alternativa, o gás pode ser armazenado no subsolo como uma medida de abatimento de carbono. 

Um passo para o hidrogênio de baixo carbono

O hidrogênio azul é produzido aplicando uma etapa de captura de carbono na produção via reforma a vapor do metano. Com esse ponto adicional, até 95% do carbono pode ser recolhido, resultando em hidrogênio de baixo CO2.

Captura de CO2 em indústrias pesadas

As indústrias enfrentam o desafio de descarbonizar as cadeias de valor. Implementar tecnologia de gestão de carbono nos processos industriais ajuda a preparar as empresas para o futuro. 

Nossas tecnologias de H2

Eletrólise para produção de hidrogênio verde

Tecnologias de abastecimento de última geração

Converção da rede de gás natural para entrega de hidrogênio

Armazenando hidrogênio em cavernas de sal subterrâneas

Liquefação de hidrogênio para armazenamento e transporte