Aviação
Descarbonização da aviação: hora do hidrogênio decolar.
A aviação está voando rumo a um futuro mais limpo graças ao hidrogênio
As emissões durante o voo são apenas um lado da história. O resultado de toda a infraestrutura aeroportuária em modo de operação constante é o outro. Mudar como voamos pessoalmente, ou melhor, quando escolhemos voar, é um desafio individual. Mas mudar como os aviões voam e como a infraestrutura opera para ser menos intensiva em carbono é um desafio que a indústria deve assumir.
Coletivamente, as companhias aéreas visam a descarbonização até 2050. Atingir esse objetivo pode depender muito do hidrogênio como um aliado no processo, tanto no ar quanto no solo. E a White Martins está totalmente a bordo para ajudar com sua expertise na produção de hidrogênio para gerar combustíveis sustentáveis.

No ar: combustíveis de aviação sustentáveis (SAF)
Um caminho para descarbonizar a aviação é abastecer os aviões de hoje com alternativas produzidas de forma sintética e mais limpas do que o querosene refinado a partir de matérias-primas de combustíveis fósseis como o petróleo bruto. Um método de produção de um combustível de aviação mais sustentável (SAF) emprega um processo de Power to Liquid (PTL), que depende do fornecimento de uma matéria-prima de carbono sustentável (biomassa ou outras fontes inevitáveis de dióxido de carbono industrial), e da produção de hidrogênio verde por meio da eletrólise com uso de energia renovável. O carbono e o hidrogênio são convertidos em gás de síntese, uma mistura de monóxido de carbono e hidrogênio, que é convertido em hidrocarbonetos de cadeia mais longa para a produção de combustível de jato ou SAF através do Processo Fischer-Tropsch.
Consórcio HyshiFT
O Consórcio HyshiFT é um coletivo global de empresas trabalhando juntas para produzir Combustível de Aviação Sustentável, conhecido como E-Querosene. Os stakeholders da Linde – nossa controladora –, Sasol, Enertrag e Hydregen, fazem parte da mesma história, que é uma colaboração para criar e usar hidrogênio verde para a produção de combustível de aviação (jato). Cada empresa contribui com a própria expertise dentro do setor renovável: a Enertrag produz energia renovável de recursos eólicos e solares, a Linde produz hidrogênio verde e a Sasol converte esses dois elementos em combustível de aviação verde através do reator FT.
O tipo de combustível de aviação sustentável que o Consórcio produzirá é conhecido como Querosene PTL. Esse combustível visa, no futuro, fornecer à indústria da aviação uma fonte de combustível mais sustentável que, atualmente, não conta com soluções de energia neutras em carbono viáveis, principalmente considerando os voos de longa distância. Isso faz com que a produção de um combustível líquido sustentável (Querosene PtL) seja a única abordagem viável no momento. A meta do Consórcio HyshiFT é, então, produzir 50.000 toneladas por dia de Querosene PtL, o que pode abastecer 2 voos entre Alemanha e África do Sul por dia, por exemplo.
Criando sinergia a partir da tecnologia
Linde
A Linde tem uma longa história de produção, processamento, armazenamento e distribuição de hidrogênio. Carl von Linde, fundador da empresa, codesenvolveu um método para produção de hidrogênio no início do século XX, conhecido como o processo Linde-Frank-Caro. Neste projeto, a Linde é responsável pela produção de hidrogênio verde por meio de um sistema de eletrólise de 200 MW.
Sasol
Sasol é uma empresa global de químicos e energia. Com o conhecimento e expertise da Linde para integrar tecnologias e processos sofisticados em instalações de escala mundial, a liderança na tecnologia FT permite desempenhar um papel importante globalmente na descarbonização de múltiplas indústrias.
ENERTRAG
AENERTRAG tem gerado hidrogênio verde a partir de fontes renováveis na Alemanha desde 2011. Atualmente, está envolvida no planejamento e implementação de projetos de hidrogênio verde na ordem de várias centenas de MW. No consórcio, ENERTRAG é responsável por gerar a energia renovável para a eletrólise.
HYDREGEN
A HYDREGEN Energy (Pty) Ltd., (Hydregen) é uma empresa sul-africana estabelecida para desenvolver e investir em infraestrutura e projetos de hidrogênio verde focados no nexus de alimentos-energia-água e na transição energética justa na África do Sul.
No ar: a busca pelo voo de emissão zero
A promessa da emissão de hidrogênio zero-carbono também impulsiona o desenvolvimento de tecnologias de propulsão para gerar alternativas mais limpas para aeronaves futuras. A maioria dos conceitos de voo movidos a hidrogênio de hoje utiliza células de combustível para gerar eletricidade, ou queima hidrogênio em um motor, ou ambos os métodos. Mas, embora teoricamente testada e comprovada, a combustão de hidrogênio na prática ainda representa um desafio.
O armazenamento seguro e confiável de hidrogênio em aviões poderia inspirar uma completa reavaliação do design das aeronaves, como a Airbus, que está liderando o desenvolvimento do voo a hidrogênio com o ZEROe - aviação com baixa emissão de carbono.
Na terra: aeroportos como hubs de hidrogênio
Os esforços para descarbonizar a indústria da aviação não se limitam a reduzir as emissões dos voos. Os aviões decolam e pousam nos ecossistemas de suporte complexos, que conhecemos como aeroportos. As próprias instalações precisam de aquecimento e iluminação, ônibus de passageiros e outros veículos aeroportuários precisam que demandam abastecimento, e é necessário ter energia para todas essas operações. Os centros de atividade poderiam se tornar hubs de hidrogênio, oferecendo uma maneira de alcançar operações limpas em toda a cadeia de valor.
A Linde, controladora da White Martins, usa a expertise em geração de energia limpa para estudar o potencial de um possível hub de hidrogênio em Singapura. O estudo acontece em cooperação com a Airbus, o Grupo Aeroportuário de Changi e a Autoridade de Aviação Civil de Singapura. Tem como objetivo estudar os requisitos de infraestrutura e soluções de fornecimento necessárias para apoiar aeronaves movidas a hidrogênio e operações aeroportuárias no Aeroporto de Changi, localizado na cidade. Esses requisitos incluem a produção, armazenamento e distribuição de hidrogênio em serviços de solo de aeronaves, equipamentos operacionais e sistemas de abastecimento.
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