Mobilidade
No caminho para a descarbonização
Aplicações do hidrogênio
À medida que o mundo conhece o potencial completo desse gás, as possibilidades de aplicação se expandem para além dos usos tradicionais.
Um número crescente de países está promulgando leis destinadas a reduzir as emissões de CO2 no transporte. Por exemplo:
- Desde 2021, a legislação da União Europeia exige que 45% de todos os novos ônibus sejam veículos de emissão zero. Esse número deve subir para 65% até a metade da década. A legislação faz parte de um plano para combater as mudanças climáticas por meio de uma redução de 30% nas emissões de CO2 de ônibus e caminhões até 2030, impactando, também, na melhoria da qualidade do ar para os cidadãos.
- Até 2030, o Japão pretende construir uma cadeia de suprimentos de hidrogênio que produzirá 300.000 toneladas de H2, expandindo o alcance da mobilidade. O plano também inclui colocar nas estradas 800.000 carros e 1.200 ônibus a células de combustível até 2030.
- O Green New Deal, da Coreia do Sul, visa 200 mil veículos movidos a hidrogênio e 450 estações de abastecimento até 2025.
Hidrogênio: o melhor combustível para veículos pesados
O hidrogênio oferece uma alternativa poderosa e livre de carbono aos combustíveis convencionais, pois a única substância que os veículos equipados com células de combustível a hidrogênio emitem é vapor de água. As vantagens de usar o hidrogênio como uma fonte limpa de combustível tornam-se cada vez mais evidentes, especialmente para o transporte pesado, como veículos comerciais e redes de transporte público. De acordo com o padrão de uso, frotas de ônibus, trens e, em alguns casos, caminhões estão continuamente em uso, mas sempre retornam ao seu local de origem.
Como resultado, a frequência de reabastecimento em cada estação é relativamente alta, acelerando o retorno sobre o investimento em infraestrutura. Ônibus elétricos que funcionam com hidrogênio também estão ganhando forte aceitação entre motoristas e passageiros porque oferecem uma viagem mais suave e relaxante, reduzindo tanto as vibrações quanto o ruído do motor. Mais importante, usar hidrogênio para alimentar o transporte público reduz emissões que prejudicam a camada de ozônio, o que tem como consequência a melhoria na qualidade do ar em áreas urbanas.

O hidrogênio abre também grandes oportunidades para veículos públicos comerciais . Assim como os ônibus, veículos municipais de resíduos e limpeza urbana seguem rotas programadas e geralmente são atendidos por uma estação de abastecimento central, fatores esses que facilitam a configuração de infraestruturas municipais de hidrogênio.
O potencial de descarbonização do hidrogênio não se limita à terra: o elemento está pronto para desempenhar um papel importante na descarbonização da aviação em terra, por meio do transporte e logística de aeroportos (empilhadeiras, ônibus, caminhões) movidos por hidrogênio verde; e no ar, por meio de hidrogênio líquido para voos de curta e média distância, e SAF (Combustíveis de Aviação Sustentáveis) para voos de longa distância e uso imediato.
As empresas Linde (controladora da White Martins), Sasol, ENERTRAG e Navitas – o Consórcio LENS -– estão trabalhando em um conceito para a produção de combustível de aviação sustentável (SAF) sob a plataforma H2Global do Governo Federal Alemão. O hidrogênio também desempenha um papel na redução das emissões no transporte marítimo, tanto na água (balsas e grandes navios) quanto em terra (logística portuária). Saiba mais sobre a primeira balsa movida a hidrogênio do mundo.A White Martins oferece uma solução completa para os clientes de mobilidade: desde o design, construção e operação, incluindo tecnologias de ponta para produzir, armazenar e distribuir hidrogênio. Com parte da Linde, somos referência mundial em plantas de produção de hidrogênio e um dos principais fornecedores de equipamentos para estações de reabastecimento de hidrogênio. Pronto para reabastecer?Explore nossa tecnologia no coração das estações de reabastecimento de H2Uma loja única de reabastecimento