Mais eficiência, menos impacto

Redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE)
Desenvolvemos ferramentas, tecnologias e soluções inovadoras com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Nosso volume de emissões é avaliado por meio de três fatores: emissão direta, compra de energia elétrica e frota de distribuição de líquidos.
No Brasil, firmamos parcerias para autogeração de energia renovável, buscando maximizar o uso de energia limpa nas nossas instalações. A partir desses acordos, pelo menos 40% das nossas operações utiliza apenas energia renovável proveniente de geração solar e eólica.
A transição para o uso de energia limpa também é feita em outros países da América Latina onde atuamos, como Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. No Uruguai e no Paraguai,100% das matrizes energéticas já são compostas por fontes renováveis. O objetivo é reduzir as emissões indiretas de GEE nas mais de 50 instalações distribuídas pela região.
Otimização do consumo de energia nas operações
Estamos comprometidos em desenvolver projetos com foco em eficiência operacional para não só otimizar o consumo de energia em nossas operações, mas também aumentar a produção com a mesma quantidade de insumo utilizada.
Contamos com centenas de projetos relacionados à flexibilidade e à redução de consumo de energia das plantas, resultando em ganhos representativos de eficiência operacional.
Nossa equipe técnica conta com engenheiros qualificados para cumprir com a gestão dos indicadores de consumo de energia e produção. Além disso, utilizamos tecnologias avançadas de inteligência artificial para modelamento operacional (Model Predictive Control – MPC), buscando autonomia e otimização das nossas plantas da América Latina Sul.
Nossas Centrais de Confiabilidade e Manutenção são estruturadas para cobrir todo o espectro de equipamentos usados na operação e manter o nível de prevenção de falhas em linha com os melhores padrões internacionais. O resultado é a máxima disponibilidade das nossas instalações, com impacto direto nos índices de otimização energética da operação.

Eficiência energética na logística de transporte
Buscamos renovar nossa frota em busca de benefícios para as operações e a redução da pegada de carbono na distribuição de produtos. Temos investido em veículos que contam maior capacidade de carga e seguem um planejamento logístico de rotas mais eficiente, com o uso de softwares com alta tecnologia. Isso permite que nossos motoristasentreguem mais produtos com menos quilômetros rodados, atingindo também uma menor taxa de emissões de GEE.
Além disso, a descarga de produtos é otimizada por meio de projetos para adequação contínua da capacidade dos tanques instalados nas operações dos clientes, aumentando o volume de cada abastecimento e entregando maior eficiência no processo.

Pioneirismo na produção de hidrogênio verde (H2V)
O hidrogênio verde (H2V) é uma fonte promissora de energia limpa para substituir combustíveis fósseis, com papel de destaque na construção de um futuro mais sustentável. Com mais de 100 anos de expertise global na produção de hidrogênio, desenvolvemos tecnologias e soluções para avançar no segmento de H2V.
Somos pioneiros na produção de H2V certificado em escala industrial no Brasil. A nossa unidade de Pernambuco conquistou o Green Hydrogen Certification, reconhecimento concedido em 2022 pela empresa alemã TÜV Rheinland, referência mundial em certificação. Ao todo, 156 toneladas de hidrogênio verde são produzidas por ano pela unidade, que é a primeira na América do Sul a ser avaliada e certificada de acordo com a norma TÜV Rheinland H2.21.
Para ser classificado como verde, uma das premissas é que o hidrogênio seja produzido a partir do uso de fontes renováveis. A planta de Pernambuco pode receber até 1,6 MW de energia solar, utilizada no processo de eletrólise da água para a produção de hidrogênio verde.
Benefícios do gás natural
Estamos alinhados com o desenvolvimento do mercado de gás natural no Brasil. Contamos com uma planta de liquefação em Paulínia (SP) para o fornecimento do Gás Natural l=Liquefeito (GNL), por meio da GásLocal, empresa da White Martins, além de unidades de Gás Natural Comprimido (GNC).
Além de ser inodoro e emitir menos poluentes, o gás natural não é tóxico e gera grande quantidade de energia com uma menor pegada de carbono em relação a outros combustíveis fósseis, contribuindo para a formação de uma matriz energética mais limpa.
Capacitação interna e promoção da agenda ESG
Nossa experiência no mercado de hidrogênio também se reflete na cultura interna. Promovemos periodicamente uma série de capacitações e palestras com o objetivo de nutrir a equipe com informações relacionads às transição energética e às práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
Estamos presentes nos principais eventos e fóruns relacionados ao tema, além de realizar benchmark com outros países de destaque no setor, como a Alemanha, que é referência na Europa pela utilização de H2V como solução para a descarbonização da economia; os Estados Unidos; e países na Ásia, que também ocupam posição de destaque no tema de transição energética globalmente.