Ir para o conteúdo principal

Um time movido à inovação

A White Martins espera que todos os seus colaboradores internalizem a cultura de inovação e, por isso, os incentiva a identificar oportunidades em suas respectivas áreas de especialização. Por possuir uma estrutura robusta de produtividade e de aplicações (voltada para o atendimento ao cliente com soluções customizadas), a companhia conta com equipes totalmente dedicadas a alavancar e implementar inovações: Black Belts, treinados para atuar em iniciativas de produtividade durante 100% do tempo, e Green Belts, conforme o alcance de metas específicas.

Estes profissionais atuam na produtividade de forma integral ou parcial, treinados na metodologia Lean e Seis Sigma. Os benefício reportados pela equipe de produtividade são revisados mensalmente por controles internos e pela área de Produtividade Corporativa de acordo com um guideline global da Linde. Além disso, estão estruturados por diretoria executiva, o que permite maior especialização e alinhamento total à estratégia e aos objetivos de negócio, sempre respeitando os padrões de segurança.

Treinamentos

Trabalhamos a produtividade e a inovação como uma responsabilidade de todos. Seguindo este princípio, desde 2013, a estratégia de inovação foi redesenhada para que ideias inovadoras e a própria cultura da inovação pudessem ser ainda mais disseminadas para todos os funcionários. Assim, a White Martins investe em treinamentos específicos de técnicas para geração e priorização de ideias, bem como palestras de engajamento, embasados nas melhores práticas do mercado para a indústria química, que ajudam a reforçar a relevância do assunto e a alavancar os negócios.

Nossa estrutura possui profissionais treinados na metodologia CPS — Creative Problem Solving —, que utiliza ferramentas que auxiliam na transformação de ideias em ações. A estratégia tem como objetivo acelerar o processo de inovação sem perder o foco nas iniciativas de médio e longo prazo, que também são importantes para garantir a sustentabilidade do processo de inovação.

A empresa também realiza treinamentos das metodologias Lean e Six Sigma e estas ferramentas são aplicadas por cerca de 100 colaboradores em todo o Brasil. Estes profissionais atuam como Green Belts, Black Belts ou Líderes de Produtividade com dedicação parcial ou exclusiva na busca por produção ou distribuição, processos internos de venda e pós-venda e até mesmo nas áreas de suporte que envolvem processos administrativos da empresa.

O desenvolvimento de projetos de Produtividade/Inovação é feito internamente, em nossas unidades e plantas, em nossos clientes ou junto a fornecedores. Todos estes projetos são definidos em linha com a estratégia de cada diretoria executiva e com foco no alcance dos resultados para os negócios.

Semana de Produtividade e Inovação

A White Martins organiza periodicamente Fóruns de Inovação, em que são trabalhados temas específicos, contando com participantes de diversas áreas da empresa.

Anualmente, a companhia  promove a Semana de Produtividade e Inovação, um evento que inclui palestras de especialistas de mercado e participação de funcionários de todas as áreas da empresa, incluindo toda a alta liderança.

A intenção é compartilhar melhores práticas, tendências e difundir internamente a cultura de produtividade, destacando temas relevantes para a companhia, como ESG, Hidrogênio Verde, Indústria 4.0.

O encontro anual reuni, em formato online, mais de mil funcionários de diferentes áreas em toda a estrutura da companhia na América do Sul. 

Campanhas e reconhecimento

Existem diversas políticas de reconhecimento de funcionários por projetos inovadores. Um dos exemplos é o Prêmio Destaque, que valoriza os projetos que mais se destacaram no ano em diferentes categorias, incluindo Desenvolvimento Sustentável, Produtividade e Inovação. Eles são apresentados para o board de diretores e os vencedores são reconhecidos por toda a empresa em uma cerimônia interna de entrega de troféus.]

Realizamos, anualmente, a Campanha de Produtividade, que premia profissionais que exercem funções de líderes de Produtividade e Black Belts por atingirem suas metas anuais. Funcionários que atuam nas equipes dos projetos também são elegíveis, de acordo com os critérios definidos na campanha. Os resultados dos projetos são medidos de acordo com métricas validadas pela área de Finanças, que também verifica a precisão dos cálculos ao fim do ano, sendo este um dos pontos necessários para as premiações, conforme as regras da campanha. No biênio 2021-2022, por exemplo, 429 prêmios foram distribuídos.