QI Control 

Solução de gestão e monitoramento inteligente de infraestrutura hospitalar


Solução de gestão e monitoramento inteligente de infraestrutura hospitalar

O ambiente hospitalar possui enormes desafios quanto ao gerenciamento de equipamentos e infraestrutura. Em especial, a rede de gases medicinais é um sistema crítico e de extrema importância, pois é vital para a segurança de seus pacientes. A complexidade da operação, a limitação da mão de obra e a necessidade de correções imediatas tornam o controle manual desse sistema impossível e suscetível a falhas.

Situações como o aumento repentino de consumo de gases medicinais, quebra equipamentos por maus uso, falhas do sistema elétrico e falhas humanas em procedimentos de manutenção, são exemplos comuns no cotidiano de um hospital que podem gerar ameaças como:

  • Risco à vida de pacientes
  • Ineficiência e gastos necessários pela operação fora da especificação dos equipamentos
  • Processos jurídicos por falhas operacionais
  • Ausência de documentações da operação para defesas jurídicas e auditorias
  • Dificuldade na tomada de decisão por ausência de dados de consumo

A mitigação dos riscos e acompanhamento de situações de crise em um segmento tão delicado, e com tamanha complexidade, exige um monitoramento automatizado, inteligente e integrado das instalações de gases, infraestrutura e operação hospitalar. Pensando nisto, a White Martins e a Above-Net desenvolveram, em linha com os conceitos de interoperabilidade e Hospital 4.0, o QI Control, uma solução IoT industrial capaz de gerenciar a operação da infraestrutura hospitalar de forma orquestrada e autônoma. 

A ferramenta correlaciona múltiplas condições operacionais entre todos equipamentos primários, secundários e críticos e, com alertas inteligentes, notifica os times de Engenharia Clínica e Manutenção de forma antecipada antes de uma eventual falha, otimizando os processos, gerando redução de custos e aumento da segurança dos pacientes e profissionais de saúde. 

Além disso, o diagrma de supervisão configurável permite a criação rápida de uma representação gráfica da infraestrutura hospitalar para a visualização dos alarmes e sistemas críticos. Acompanhando a dinâmica da infraestrutura, os elementos são facilmente inseridos ou editados seja por gráficos fornecidos pelo cliente ou por uma biblioteca de componentes do próprio sistema.

A solução é fácil de ser implementada pois é oferecida em modelo SaaS, onde o cliente não se preocupa com equipamentos, sensores ou gestão do parque tecnológico, muito menos com equipes de desenvolvimento ou tecnologias que fujam do core da empresa. Confira sua instalação e principais funcionalidades:

  1. Instalamos os sensores e equipamentos de comunicação que serão responsáveis por coletar as informações e transmiti-las para o sistema em nuvem. Não existe nenhum impacto na rede de dados do hospital e toda a comunicação é segura, realizada por rede uma rede de dados privada.

  2. Dentre os sistemas críticos, os seguintes parâmetros são monitorados:
    • Tanques criogênicos: Nível, Pressão para maior controle da operação e Cálculo de Tempo a Vazio.
    • Centrais de reserva: Pressões das centrais de reserva, acionamento e tempo a vazio quando em uso.
    • Módulos de geração de ar comprimido: Ponto de orvalho, CO Max, tempo de uso e acionamento dos compressores, tensão, corrente e pressão.
    • Misturador: Pressão da rede de O2 e N2, bloqueio e percentual de O2.
    • Rede de Ar Medicinal: Pressão da rede e umidade.
    • Vácuo: Pressão negativa, tempo de uso e acionamento das bombas, tensão e corrente.
    • Painéis de alarme: Alarmes de PAE (emergência) e PAO (operacional).
    • Outros equipamentos: A ferramenta permite o monitoramento de equipamentos tais como medidadores de vazão, quadro de energia, geradores, ventiladores mecânicos, entre outros.
    Além do monitoramento direto dos parâmetros mencionados acima, com seus limites e alarmes, um dos grande diferenciais da solução é a inteligência para a comparação entre parâmetros distintos, permitindo a criação de lógicas de alarmes para detecção de eventos adversos e potenciais problemas, sugerindo ações preventivas às equipes de manutenção e operação. Como exemplo, o sistema pode diagnosticar que existe uma queda de pressão na rede de O2 do CTI, mas que as Centrais Reserva e o Tanque criogênico estão com as pressões normais de operação. Com isso, uma notificação é enviada ao técnico responsável para verificação de possível fechamento de válvula ou obstrução da rede em determinado setor da tubulação.

  3. O cliente (time de engenharia clínica, infraestrutura e manutenção do hospital) terá acesso ao portal (conforme perfil do ususário) onde será possível visualizar todos os alarmes operacionais. Os painéis são configuráveis e de fácil utilização, permitindo a análise de parâmetros, históricos de dados, gráficos, tendências e relatórios parametrizáveis de acordo com a necessidade do cliente.

  4. A informação também é enviada de forma automática para os dispositivos móveis, que notificam a equipe de manutenção em tempo real. Esta funcionalidade elimina a necessidade de monitoramento contínuo de dashboards uma vez que o sistema notifica e escalona alarmes ou tendências de forma proativa automática. Na prática, o cliente não precisa montar uma central de controle para monitorar sua operação. A ideia é que o sistema tenha as parametrizações configuradas dentro do padrão da operação. O aplicativo possui ainda informações com detalhes das medições por criticidade, ou seja, de itens mais urgentes para os menos importantes.

  5. O QI Control oferece um repositório de documentação dos equipamentos que permite a centralização de plantas, manuais, fotos ou qualquer documento pertinente e útil ao processo de gestão da infrestrutura hospitalar. O sistema permite a indexação de categorias com critérios de busca tipo Google e visualizações por linha do tempo, galeria ou tabelas, seja pela Web ou por aplicativo.

  6. Opcionalmente, o time de campo recebe com o alarme, um checklist para preenchimento local (controlado por geolocalização) e autenticado por reconhecimento facil, via aplicativo. Nesse checklist, o cliente pode criar padrões de verificação, manutenção ou reparo do equipamento, garantindo a eficiência, qualidade e reduzindo custos de treinamento da equipe de manutenção. O monitoramento da operação hospitalar é necessário e inevitável, porém inviável e ineficiente se realizado de forma manual. O QI Control viabiliza esse monitoramento e é a solução para garantir o aumento de segurança e disponibilidade. Veja alguns benefícios da utilização do sistema:
    • Monitoramente inteligente e autônomo da operação da infraestrutura hospitalar
    • Redução dos custos operacionais a partir da gestão da manutenção sob condição do equipamento
    • Diminuição do tempo de reação a eventos críticos e adversos
    • Transparência e velocidade da detecção da situação operacional
    • Aumento da confiabilidade da operação
    • Tomada de decisões baseada em análise de dados históricos operacionais confiáveis
    • Conformidade regulatória comprovada
    • Interoperabilidade de sistemas críticos

Clique aqui para realizar uma cotação conosco.