Primeiro carregamento de oxigênio da White Martins vindo da Venezuela chega a Manaus

Primeiro carregamento de oxigênio da White Martins vindo da Venezuela chega a Manaus

24 janeiro 2021

Duas carretas criogênicas carregadas de oxigênio chegaram à cidade de Manaus (AM) no início da manhã do dia 24 de janeiro. O produto saiu da planta da Invegas, empresa do mesmo grupo da White Martins, localizada no Polo Petroquímico de José, na cidade de Barcelona no estado de Anzoategui, no dia 18/01. Após percorrer 980 quilômetros, o produto foi transferido para as carretas da White Martins na cidade de Pacaraima, em Roraima, na fronteira com a Venezuela, e seguiu por mais 960 quilômetros até chegar a Manaus, totalizando uma viagem de quase dois mil quilômetros.

O oxigênio está sendo doado pela companhia e a ação faz parte dos esforços da empresa para aumentar a disponibilidade de oxigênio na região, diante da situação de calamidade pública no estado do Amazonas devido à pandemia de Covid-19. Esta é uma operação entre as empresas do grupo. A previsão é receber cerca de 25 mil m3 por semana, uma vez que as cargas sejam liberadas para entrada no país pelas autoridades competentes.

Para ser armazenado e transportado na forma líquida, o oxigênio é resfriado a temperaturas negativas – 186º C. As carretas criogênicas contam elevado isolamento térmico para suportar o longo ciclo de viagem sem prejuízo ao sistema de segurança.  Após o processo de pesagem e aferição, o oxigênio está sendo transferido para veículos menores da White Martins que conseguem acessar os hospitais e fazer o descarregamento do produto. 

A White Martins não está medindo esforços nem recursos nesta operação e tem atuado de forma integrada com as autoridades e recebido apoio logístico de diversos grupos da iniciativa privada.

In Press Porter Novelli - Assessoria de Comunicação
Media Contact:
Leilane Goytacazes
Media Contact:
Daniela Melina